domingo, 8 de julho de 2012

Gracinha manda a 2ª Carta da Europa.

CARTAS DA EUROPA  2
(Nova Serie)
Por uma parte, a Inglaterra está em clima de festa devido a 2 fatores: os 60 anos do reinado da rainha (jubileu de diamente) e o início dos preparativos das Olimpíadas de 2012. Há festividades públicas e particulares para comemorar o jubileu. A tocha das Olimpíadas já foi acesa e vai sendo carregada pelo país até chegar a Londres no início de julho. Por outro lado, o clima financeiro não parece tão alegre, pois é de visível recessão; lojas são fechadas, o desemprego aumenta. No meio deste desconforto, vi a coragem de um empresário inglês da área têxtil em investir na Inglaterra para produzir seus artigos de modo a competir com sua própria fábrica na China. A dificuldade aqui de achar pessoal, treinar e produzir bem é enorme. Ele acha pouca gente que aceita trabalhar em fábrica, e, quando acha, poucos são os que permanecem no emprego. Máquina de costura industrial, mesmo a mais moderna, não atrai ninguém mais aqui.
Um evento que é a cara da Inglaterra acontece esta semana em Londres.É o show anual  de flores em Chelsea. O evento persiste desde 1913 e atrai umas 150.000 pessoas. Os ingleses em geral adoram jardinagem e é o sonho deles ir a um show como este que atrai figuras do mundo célebre como Michael Caine, Joan Collins e, claro, a Rainha.
Maio 2012
Um fato que é notícia freqüente hoje em dia na Inglaterra é a obesidade. Todo tipo de notícia sobre este tema aparece na mídia. A mais esquisita foi  sobre uma mulher que era tão obesa que, quando teve que ser atendida pelo hospital, teve que ter a porta da sua própria casa derrubada para dar passagem a ela, o que foi feito com a ajuda de 7 homens do serviço de saúde. O número de gordos e obesos só faz aumentar. Quem está tendo muita dor-de-cabeça com esta transformação popular são as linhas aéreas. A indústria de aviação Airbus ( consórcio europeu) já começou a fabricar assentos especiais para gordos que terão que pagar mais pelo privilégio de ter um assento com 5cm a mais do que o atual. Os assentos normais serão diminuídos em 2,5cm, e terão suas passagens reduzidas, conforme já adiantou a Easyjet (a maior companhia aérea da Inglaterra). O serviço nacional de saúde (NHS) já tomou medidas preventivas contra este problema que causa tantos males (hipertensão, diabetes, doenças coronárias, etc) e oferece planos gratuitos de “administração do peso”, que são obtidos através das farmácias ligadas ao sistema. Uma iniciativa louvável. Em princípio funciona assim: na primeira visita uma máquina eletrônica mede seu peso, altura e massa corporal. A pessoa começa depois a preencher um diário de tudo que ingere, que é semanalamente analizado por um profissional competente. Este então discute com o interessado, a estratégia da semana seguinte, numa conversa rápida de 10 a 15 minutos. Na volta, a pessoa é pesada. Eu já aproveito do plano e já diminuí 4.2kg em 5 semanas.
Junho 2012
Maria English (Gracinha)
Portsmouth, Inglaterra

Nenhum comentário:

Postar um comentário