sábado, 16 de março de 2013


Valério toma posse no Instituto Histórico


Tribuna do Norte
Publicação: 16 de Março de 2013 às 00:00
tamanho do texto A+ A-

A mais antiga das instituições culturais do Rio Grande do Norte tem nova direção. Valério Mesquita tomou posse como presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Estado (IHGRN), em cerimônia realizada ontem à noite na sede da Academia Norte-rio-grandense de Letras (ANL). Mesquita ficará à frente do IHGRN no triênio 2013-2015 e tem pelo menos três objetivos concretos. "A missão é informatizar, climatizar e reformar o prédio do instituto. Mais do que isso, queremos chamar a atenção da sociedade para a importância do órgão", disse. O IHGRN está prestes a completar 111 anos de atividades, data que será comemorada no próximo dia 29 de março. A solenidade de ontem foi uma demonstração da importância do instituto para o RN. Estavam presentes autoridades dos poderes Judiciário, Legislativo e Executivo do Estado. Entre elas, a governadora Rosalba Ciarlini, deputado estadual Hermano Morais, arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha e o presidente da ANL, Diógenes da Cunha Lima.
Edu BarbozaNova diretoria assume compromisso com a modernizaçãoNova diretoria assume compromisso com a modernização

De acordo com o ex-presidente do IHGRN, Jurandir Navarro, a renovação da presidência do instituto é um marco na história do mesmo. "É um marco termos o retorno do regime democrático no IHGN. Acredito que Valério terá a oportunidade de realizar uma grande administração", ressaltou. O nome de Mesquita já havia sido aclamado pelos sócios do IHGRN em novembro do ano passado, indicado para substituir Navarro que assumiu a condução da entidade em janeiro de 2012 após o falecimento de Enélio Petrovich (1934-2012). 

No discurso de posse, Mesquita destacou a importância do instituto e teceu críticas ao abandono ao qual pontos históricos de Natal estão submetidos. O presidente também frisou a necessidade de se fazer reformas no prédio do IHGRN. "É urgente a revitalização do acervo em nome da preservação da memória do Rio Grande do Norte. Esse acervo é público. É do povo. Precisamos de apoio", disse. 

A meta da diretoria que chega é dar nova dinâmica ao Instituto a partir da digitalização do acervo; cujo trabalho também aponta para melhorias na estrutura física do imóvel número 622 da rua da Conceição na Cidade Alta que guarda 350 anos de memória do Estado.

Para gerar interesse do público e movimentar o Instituto, a nova diretoria que toma posse logo mais no início da noite também quer promover encontros periódicos e debates. "será um desafio grande reerguer o IHGRN, e pra isso temos que contar com apoio de toda a sociedade", acredita o escritor e genealogista Ormuz Simonetti, que assume a vaga de vice-presidente. Simonetti informa que a marca do grupo que assume o Instituto a partir de hoje será o companheirismo: "Tudo deve ser decidido em colegiado".

Nova diretoria

Presidente

Valério Mesquita 

Vice-presidente

Ormuz Simonetti

Secretário geral

Carlos Gomes 

Secretário adjunto

Odúlio Medeiros 

Diretor financeiro

George Veras 

Diretor adjunto

Eduardo Gosson

Orador

José Targino Araújo

Diretor da biblioteca

Edgar Dantas

CONSELHO FISCAL

Eider Furtado

Paulo Pereira dos Santos

Tomislav Femenick

Lúcia Helena Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário