sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Faleceu hoje, em Currais Novos, a mulher que foi o elo de ligação entre os Pegado Cortez, do litoral sul, com os Gomes, do seridó potiguar. Maria Anísia Cortez Gomes era cunhada de Maria Natividade Cortez Gomes.

Caríssimos (as)



As famílias Cortez Gomes e Simonetti Gomes estão de luto desde a manhã de hoje, 9, com os falecimentos de Maria Anísia Cortez Gomes (Tia Pepita), 92, viúva de Olavo Dantas Cortez, de Currais Novos/RN, e de João Batista Simonetti, 79, irmão de Salete Simonetti, de Assu/RN, viúva de Cleando Cortez Gomes. Maria Anísia faleceu em sua residência, em Currais Novos, de onde sairá o féretro às 10 horas de amanhã, sábado, para sepultamento no cemitério local.  Pepita, como era conhecida, deixou 11 filhos,  nasceu no sítio Liberdade, de propriedade de José Gomes de Melo Júnior  e Ana Dantas Cortez Gomes, seus pais. Antonio Dantas Cortez, o curraisnovense que fugiu de casa e foi padrasto de Raul Cortez, o célebre ator de teatro e da rede Globo de Televisão, era tio de Maria Anísia Cortez Gomes.
Tia Pepita foi o elo de ligação dos Pegado Cortez, do litoral sul  com os Cortez Gomes, do seridó potiguar, após casar com Olavo Dantas Cortez, em 1948. Olavo era neto Maria Senhorinha Dantas Cortez, que em 1890 enviuvou de Manoel Pegado Cortez Júnior, de Arês/RN.
João Batista Simonetti faleceu em São Paulo/SP, vítima de parada cardíaca e será sepultado na capital paulistana, amanhã, 10. Deixou viúva Lilian Saldanha Simonetti e quatro filhos. Era aposentado do Banco do Brasil e pertenceu ao Lions Clube.





Um comentário:

  1. Boa tarde.
    Achei bem interessante o blog falando sobre os Pegado Cortez. Não sou nem Pegado nem Cortez, mas um ramo de minha família o é. Eu sou Tavares de Oliveira, com ascendentes na Família França Tavares, pelo lado materno, e Grant Furley de Oliveira, pelo lado paterno.
    Minha tia Rosalba de França Tavares casou-se (passou a se chamar Rosalba de França Tavares Cortez) na década de 40 com Godofredo Pegado Cortez (Natal/RN - 16/outubro/1923 - Natal/RN - 4/julho/2003), filho de Nehemais Pegado Cortez (Arêz/RN - 28/setembro/1888 - Natal/RN - 7/maio/1972) e de Maria Augusta Freire (Natal?/RN - 29/julho/1894 - Natal/RN - 14/agosto/1934). Tiveram 8 filhos: Eldio Luiz (1945), Eliane Edith (1952), Edson Augusto (1953), Eduardo Carlos (1954-1998), Edna Lúcia (1956), Elizabeth Christina (1958-2007), Eliete Rejane (1960_ e Eider Roberto (1962).
    Se esses dados servirem para alguém de Arêz pesquisar ou se precisar entrar em contato comigo ou com algum dos Cortez que eu possa indicar, terei imenso prazer em fazer esse encontro, pois todos eles são meus primos e tenho contato frequente com ele, até porque nós, França Tavares, temos uma página no Facebook para o contato de todos da família.
    Eu também faço pesquisa sobre a minha família, daí ter encontrado o seu blog.
    Meu e-mail é bobsatoli@gmail.com e minha página no Facebook é https://www.facebook.com/robertograntfurley.
    Estou a sua inteira disposição.
    Grato pela atenção
    Roberto

    P.s: desconsidere o blog coisas do arco da velha, pois há muito tempo o abandonei.

    ResponderExcluir