segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Primo de Cascudo incentivava jovens do Seridó.

Foto histórica  com o poeta e escritor Júlio  Câmara
 
Por Geraldo Anízio*
 
Foto do acervo pessoal de Geraldo Anízio
O poeta Júlio câmara, era primo do historiador Câmara Cascudo, estudou no começo do século passado no Ateneu em Natal e aprendeu bem o português, Fancês e Latim que, na época, a maioria dos professores, segundo ele, era portugueses. Adquiriu um recurso literário que tangeu por toda à vida. Escreveu sonetos, poesias e era um excelente trovador.
 
Em Serra Negra do Norte, o poeta trabalhou por muito tempo como tabelião, sempre com muita rigidez na primazia da língua escrita e falada. Assemelhando-se ao primo, a casa estava aberta aos que almejassem seguir conselhos literários.
 
Os jovens da época apreciavam a conversa burlesca e estrambótica quanto às modernidades da época. Contudo, seu Júlio muito nos ensinou no caminho da literatura. Amigos dos jovens, para tanto, escreveu "Histórias antigas para gente nova", um livro de sonetos espetacular.
 
Em Natal, Câmara Cascudo, o historiador folclórico brasileiro; em Caicó,  Júlio Câmara para abrilhantar nosso prato cultural.
 
A foto marca final dos anos 70 ao de um barraco que ficava confrontando com a Ótica Rubi.  Apreciem a foto e façam seu comentários.
 
*Com postagem na página online de Geraldo Anízio, educador, poeta, compositor seridoense radicado em Rondônia.


--
Postado por AssessoRN - Jornalista Bosco Araújo no AssessoRN.com em 10/06/2013 10:13:00 AM

Um comentário:

  1. Geraldo anízio de Caicó

    Legal amigo, gostei de ter repassado a matéria que a meu ver é de suma importância aos potiguares. Júlio Câmara já teria morrido novamente, indigesto com as porcarias exibidas HOJE na televisão. Foi uma figura simpaticíssima. Sou o da direita do vídeo. Abraço.

    ResponderExcluir