domingo, 9 de março de 2014

Porque amo ler.

(Depoimento em forma de poema)

Araceli Sobreira Benevides*

    A palavra que vem do Outro...
    A enorme procura.
    A ânsia de viver outras vidas,
    de não ser eu mesma,
    mas, ao mesmo tempo,
    ser, sem ser a mesma...

    Palavras outras, palavras minhas,
    substanciadas em conteúdos
    devorados, trocados,
    sonhados, re-colhidos...

    Um amor despertado em
    páginas-mundos agitados,
    removidos,
    rememorados,
    transportados para outra esfera,
    que me trazem para o aqui,
    o agora e o porvir, também.

    Enxergar melhor o que em mim é o mesmo,
    o diferente, o disperso, o ausente, o silêncio.
    Em lendo, emergir na voz interna que grita:
    “Corre, vá, mundo afora...”
    Embora esteja presa neste corpo que apenas gira a página.

    Em lendo, transformar-me em tudo.
    Embora os olhos se retraiam, míopes, cansados.
    Outros olhos, não mais perdidos:
    Só brilho, encanto, mito.

    E as palavras?
    Lendo-as, torno-as minhas,
    Recebo-as em pensar, em colheitas fartas,
    Em compartilhar.
    Escrevendo-as, retiro de mim o que me doaram.
    De um jeito entraram,
    de outro jeito saem: fluidas, mágicas, plurais em tom, rimas, canto e coro.

    Lendo-as, relendo-as,
    um amor eterno, juvenil,
    antes mítico, hoje meta.

    Devorar o mundo das letras,
    Sendo voraz nessa fome sem fim: ler, ler, ler!

*Poetisa. Contista. Professora de Língua Portuguesa e Literatura da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Autora do livro “O Chamado – ou um cântico para a liberdade e outras poesias”. Pesquisadora da área de Leitura e Formação Docente.

- Com post na página da autora

Nenhum comentário:

Postar um comentário