terça-feira, 21 de abril de 2015

UBE/RN quer a criação do Dia Potiguar da Literatura Infanto Juvenil. Eduardo Gosson pede o apoio da Assembléa Legislativa.

DOCUMENTO 01 -
Excelentíssimo Senhor
DEPUTADO EZEQUIEL FERREIRA
DD. Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte



Senhor Presidente:


A União Brasileira de Escritores – UBE-RN, fundada em 14 de agosto de 1959, vem localmente e nacionalmente, desde o seu primeiro presidente Raimundo Nonato da Silva, desenvolvendo CAMPANHAS em defesa do LIVRO, da LEITURA, da LITERATURA e das BIBLIOTECAS com a convicção de que o Estado do Rio Grande deve se tornar um estado leitor e, dessa forma, dar a sua contribuição para que o Brasil também se torne um país de leitores. A última Campanha foi desenvolvida faz dois anos através da colocação de banners em pontos estratégicos da cidade e contou com a participação de diversas entidades, tendo sido, inclusive, apoiada pelo Tribunal de Justiça do RN. Na época, o slogan utilizado foi o seguinte: “Presentear com livros é muito bom. De autor potiguar, melhor ainda”.
Decorrido algum tempo daquela iniciativa, precisamos fazer um balanço do reflexo daquelas ações, corrigir rumos, incorporar novos parceiros e avançar em direção aos objetivos propostos, reeditando campanhas que possam dar continuidade a esse ideal. Dentre outros posicionamentos, por exemplo, pensamos que o ideal seria que um dia, no Brasil, o preço do livro venha a ser igual ao de um litro de leite e que as edições cheguem a um milhão de exemplares, como na velha Rússia.
Então, o livro precisa ser valorizado e ter o seu acesso democratizado a uma quantidade cada vez maior de leitores.
De suma importância é que o livro infantil e juvenil possa estar cada vez mais presente no recesso do lar das pessoas e que seja muito mais valorizado nas escolas das redes de ensino do estado.
Pensando nisso, observamos que hoje existem duas datas para se comemorar o livro infantil: o dia 02 de abril, eleito como o DIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTOJUVENIL (natalício do escrito dinamarquês Hans Christian Andersen) ; e o dia 18 de abril, considerado como o DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTOJUVENIL (natalício do escritor brasileiro Monteiro Lobato).
Dessa forma, a União Brasileira de Escritores – UBE/RN, pretende encaminhar aos nobres deputados estaduais do RN (ao tempo em que pede o apoio aos vereadores de Natal) um projeto de lei no sentido de que o dia 08 DE SETEMBRO seja consagrado no calendário do Rio Grande do Norte como sendo o DIA POTIGUAR DO LIVRO INFANTOJUVENIL (ou como sendo o DIA DA LITERATURA INFANTOJUVENIL POTIGUAR..... decidir qual dos dois...)
A proposta desta data se prende ao fato de que essa é o dia do natalício da escritora potiguar Nati Cortez (08/09/1914-1989), pela sua grande contribuição ao gênero. Ela foi a primeira escritora potiguar que se dedicou a escrever para crianças e para os jovens.
Exatamente por essa razão, e no intuito desse reconhecimento, a UBE/RN criou dentro do seu plano editorial a Coleção Nati Cortez (infantojuvenil), tendo já inaugurado essa coleção com a publicação de sua peça “O maribondo amoroso”. Além dessa peça, a autora escreveu várias obras destinadas a esse público, de forma pioneira no estado. Por isso, ela pode ser considerada como “a mãe da nossa literatura infantojuvenil”, o que a credencia a ser a patrona da data de 08 de setembro como o DIA POTIGUAR DA LITERATURA INFANTOJUVENIL.
Por tudo o que foi exposto, a UBE/RN convida Vossa Excelência a ser o padrinho desta ideia junto ao Poder Legislativo, o que enobrece e valoriza o livro infantojuvenil produzido aqui no estado, e também se reveste de grande significação cultural para a nossa literatura, ao tempo em que homenageia e reconhece o trabalho de uma de nossas mais diletas autoras.

Na certeza de sua atenção e sensibilidade para a presente proposta, desde já apresentamos os nossos agradecimentos.
Natal/RN, 22 de Abril de 2015
Eduardo Antonio Gosson
Vice-Presidente no exercício da presidência da UBE-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário