quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Integralistas em Acari.

A foto que publico hoje tem uma importância histórica enorme. Trata-se do registro de uma reunião que aconteceu em Acari com alguns homens convidados, na companhia de alguns verdadeiros simpatizantes do Integralismo. Vamos logo reconhecendo o pessoal, de pé, da esquerda para a direita: Câmara Cascudo, Luiz Veiga, Walfredo Gurgel, Manoel José Fernandes (seu Bilé), Antônio Pio, um não reconhecido e Carlos Gondim. Sentados: Éwerton Dantas Cortes, Manoel Jenésio Cortes e Manoel Lúcio Dantas Filho.
O Integralismo, leia-se Ação Integralista Brasileira (AIB), foi um movimento filo-fascista, de extrema direita, fundado em 8 de outubro de 1932 por intelectuais do Rio de Janeiro e de São Paulo, liderados por Plínio Salgado. Tratava-se um movimento baseado em preceitos morais e religiosos como seu próprio lema "Deus, Pátria e Família" evidenciava. Bom, atrás do original dessa foto que me foi doada por Chico Acari, pode-se ler o seguinte: “Ao grande companheiro Dr. Padre Walfredo Gurgel, para recordar o grande comício realizado em ACARI, à praça Tomaz de Araújo, em 14/ 8 / 37. Manoel Jenésio Cortes. Chefe Provincial.” O amor à pátria, ou seja o nacionalismo, era de extrema importância para os integralistas, embora estivesse mais referido, para os membros da AIB, o seu aspecto cultural e político do que econômico financeiro. Visava a reeducação do povo brasileiro para que seu espírito adormecido fosse despertado e o Brasil pudesse exercer a posição de destaque no cenário internacional a que acreditavam estar o país destinado e pela qual esse mesmo espírito seria o principal responsável; acordando o gigante de sua letargia, para ser grande no mundo. Após uma frustrada tentativa de golpe em 1938, a AIB foi extinta por Getúlio Vargas e seu líder, Plínio Salgado, exilado. Mas a foto mostra que Acari sempre contribuiu de forma considerável para a política estadual.

25/08/2005 Publicada por Jesus de Miúdo.

3 comentários:

  1. O rapaz não identificado seria Clovis Leal de Campos. O informado como Antonio Pio, poderia ser Antonio P. Trigueiro ou Antonio Trigueiro. Informações sujeitas a correções.Segundo disse o falecido desembargador Nilton Pinto (TJ/RN), o lema "Deus, Pátria e Família" foi sugerido por membros de uma loja maçônica do Rio de Janeiro. A informação foi dada a Cleóbulo Cortez Gomes, no TJ, em Natal, nos anos 80.

    ResponderExcluir
  2. Manoel Genésio Cortez Gomes, meu pai, foi o último chefe integralista no Rio Grande do Norte.

    ResponderExcluir
  3. Adianto novos dados sobre a foto: com data de 14-08-937, tenho a foto com a seguinte dedicatória :"Ao comp. Manuel Lucio com os muitos anauês". A assinatura parece ser a rubrica de Trigueiro. No verso da foto está escrito Francisca Bezerra.Suponha que seja da família do casal Manoel Lúcio Filho e Otávia Bezerra, de Acary. Este casal morava no Baldo, na ladeira "Beira Canal", em 1985. Quem poderia confirmar essas informações?

    ResponderExcluir